Não Editora

Novidades

Lançamento do Ficção de polpa – Volume 2 no dia 4 de junho

29.05.08

Novo volume será lançado pela Não Editora. Com organização do escritor Samir Machado de Machado, reúne contos de 20 autores.

Após o sucesso do volume 1, lançado em julho de 2007, o projeto Ficção de polpa retorna maior (em número de páginas e autores) e ultrapassa fronteiras (com autores de outras regiões do Brasil e de Portugal), mas ainda buscando representar o universo do terror, da ficção científica e do fantástico. Vinte autores aceitaram o novo desafio do organizador Samir Machado de Machado. Dessa forma, robôs, alienígenas, fantasmas e seres imaginários ganharam vida e mostram a força que a literatura tem para escritores e leitores. Eles estão de volta!

Ficção de polpa – Volume 2, que passa a ser publicado pela Não Editora, terá sessão de autógrafos no dia 4 de junho, a partir das 18h, no Cult Bar (Rua Comendador Caminha, 348 – Porto Alegre).

O primeiro volume do Ficção de polpa, que reuniu 16 autores, pendeu mais para o horror. No Volume 2, que possui 176 páginas e tem apresentação de Daniel Pelizzari, os contos abordam mais a ficção científica, embora a edição tenha uma mistura dos três estilos (ficção científica, terror e fantástico). Robôs em crise de consciência, astronautas e alienígenas solitários, armadilhas do sobrenatural, experiências científicas malsucedidas, um golem descontrolado e um detetive do imaginário são alguns dos temas.

Participaram do volume 1 e retornam no volume 2 os escritores Annie Piagetti Müller, Antônio Xerxenesky, Guilherme Smee, Luciana Thomé, Marcelo Juchem, Rafael Bán Jacobsen, Rafael Kasper, Rafael Spinelli, Rodrigo Rosp, Samir Machado de Machado e Silvio Pilau. E fazem sua estréia no projeto Bernardo Moraes, Carlos Orsi, Frederico Cabral, João P. Kowacs Castro, Juarez Guedes Cruz, Kelvin K., Leonardo Siviotti, Pena Cabreira e Yves Robert (Portugal).

O Ficção de polpa foi inspirado nas revistas pulp, ou pulp fictions, que foram publicadas entre as décadas de 1920 e 1950. O objetivo é dar continuidade ao projeto de incentivar a produção de uma literatura do gênero que, homenageando suas origens, se compromete em ser entretenimento do mais alto nível.

Seguindo a edição anterior, a antologia traz dois destaques. O primeiro é uma faixa bônus, com a publicação de Uma odisséia marciana, de Stanley G. Weinbaum, história há muito tempo sumida das prateleiras. O conto, com tradução feita especialmente para o Ficção de polpa – Volume 2, é um dos mais importantes da história da ficção científica por ser o primeiro texto literário a retratar um alienígena inteligente, que não fosse um monstro de olhos esbugalhados ou um “humano de outro planeta”. Além disso, o livro contém os estudos para a arte da capa, com ilustração de Gisele Oliveira.

O Ficção de Polpa – Volume 2 estará à venda nas principais livrarias de Porto Alegre, como Livraria Cultura, Livrarias Porto, Livraria Londres, Palmarinca, Palavraria, Letras & Cia e Nova Roma, entre outras.

LANÇAMENTO DA ANTOLOGIA FICÇÃO DE POLPA – VOLUME 2, com sessão de autógrafos dos autores
Data e horário: 4 de junho, a partir das 18h
Local: Cult Bar (Rua Comendador Caminha, 348 – Porto Alegre – RS). Entrada franca.
Preço: R$ 20,00 o exemplar

RSS

© Não Editora - Todos os direitos reservados